Acervo de Compositores

Hino da Faculdade de Direito do Largo São Francisco

HLLevyLuiz Henrique Levy, nascido na frança em 10/12/1829, veio para o Brasil em 1848 e foi vendedor de jóias pelas cidades do interior de São Paulo, depois de algum tempo neste ofício se estabeleceu em são paulo aonde viera a fundar a Casa Levy de Pianos.

No período em que Levy permaneceu em Campinas, costumava formar um dueto, ele á clarineta e Carlos ao piano, a importância de Levy para a carreira de Carlos Gomes é decisiva, ele identificou a potencialidade musical de Carlos Gomes e solicitou ao pai licença para levar o garoto ao Rio de Janeiro para assistir uma ópera.

Maneco negou o pedido, pois Tonico faria muita falta, não podendo deixa-lo sair por um tempo que fosse, mas com o tempo e a insistência de Levy, cedeu ao pedido, e lá foram eles, não para o Rio e sim para São Paulo aonde se hospedaram numa casa de estudantes de direito para quem Carlos Gomes escreve o Hino Acadêmico.

Após um concerto acompanhado por Levy no Teatro Palácio de SP aonde Carlos Gomes executou várias de suas composições, o que lhe rendera 1.200 reis ,seguiram Carlos Gomes e Levy para o Rio de Janeiro.

 

Versão original de punho de Carlos Gomes

Alexandre Levy

O Mais famoso dos Levy, patrono n. 29 da Academia Brasileira de Música

alexandre levy

Eduardo Dohmen

Eduardo foi o braço direito de Luiz Levy, compositor muito ativo nos anos 20 teve várias peças publicadas e registradas pela gravadora colúmbia e interpretadas por nomes como Francisco Alves, Arnaldo Pescuma, Paraguassu, entre outros.

Em 1931 começou a apresentar junto com o compositor Carlos Pacheco (Pachequinho) um programa de Músicas Finas Brasileiras na rádio Educadora Paulista, a 1.a rádio de São Paulo e 2.a do Brasil. Compôs ainda o 1.o hino do Sport Clube Corinthians Paulista.

WhatsApp chat