Afinação de Pianos

Serviço especializado de afinação de Pianos em São Paulo Capital e Grande SP.

Afinamos pianos acústicos de todas as marcas e modelos bem como prestamos serviços de reparos, regulagem, assistência técnica, restauração e reforma de pianos.

Orçamentos sem compromisso. Pagamento facilitado

Clique aqui para solicitar seu orçamento
Caso prefira contato por WhatsApp clique aqui.
Para contato por telefone ligue para (11) 3812-1244 ou  (11) 2368-1244

Afinação de Pianos Acústicos

Todo piano que esteja em uso, independente de ser novo ou centenário, precisa ser afinado periodicamente caso o proprietário deseje manter a tonalidade correta do instrumento.

A falta da afinação de piano não danifica o instrumento porem permite uma queda acentuada na tensão das cordas do piano o que aumenta a complexidade, o custo e o risco de quebra de cordas em uma futura afinação.

A afinação periódica é importante para evitar queda de tonalidade, redução da tensão e comprimento físico das das cordas , fato este que quando ocorre gera uma série de custos extras com a necessidade de retorno do afinador para repassar a afinação além de aumentar sensivelmente o risco de quebra de cordas quando se faz necessário subir a afinação do piano.

Perguntas e Respostas

– Quando devo Afinar meu Piano?
Caso deseje manter o instrumento em 440Hz e se tratando de um piano que segure afinação de forma aceitável, serão necessárias de 1 a 2 afinações por ano.

– Quanto tempo demora a afinação de piano?
O tempo para a execução da afinação varia entre 1 e 3 horas dependendo do estado do piano, da tonalidade em que o mesmo se encontra e da tonalidade que se pretende atingir após a afinação.

-A Afinação é feita no local?
Sim, a afinação de pianos deve sempre ser feita no local em que o piano sera usado.

– Meu Piano Desafina Muito Rápido
Um piano em bom estado de conservação e funcionamento deve ser capaz de segurar a afinação em 440Hz por um período de 6 meses a 12 meses, variando conforme o estado de conservação do piano e a amplitude de temperatura e umidade do local aonde se encontra o instrumento. Quanto maior a variação de temperatura e umidade, maior sera a velocidade da queda na afinação do piano.

– Meu piano não segura afinação
Em certos casos, geralmente devido a falta de manutenção e cuidados adequados com o instrumento, o piano pode perder a capacidade de sustentar a tensão das cordas na afinação em 440Hz, desafinando logo após a afinação ou em um curto espaço de tempo, nestes casos o indicado seria a troca das cravelhas e/ou cepo ou fazer a afinação abaixo dos 440Hz

– Faz tempo que não afino o piano, uma afinação é suficiente para colocar em 440Hz
Quando o piano esta consideravelmente abaixo do tom não é aconselhável subir a afinação em uma unica visita pois o repentino aumento de tensão nas cordas facilita a quebra das mesmas e pode causar eventuais danos a estrutura do piano. Antes de subir a afinação de seu piano nosso técnico ira avaliar o riscos envolvidos e proceder o serviço de forma a preservar o instrumento. Em certos casos podem ser necessárias afinações adicionais ou repasses com intervalo de 1 a 4 semanas entre cada serviço.

– Faz anos que não afino o piano e ele continua afinado!
Pode ser verdade ao mesmo tempo que não é. Se considerarmos que uma afinação seria somente acertar o intervalo entre cada uma das notas do piano, um piano pode estar afinado estando desafinado, confuso não?

O que ocorre é que idealmente a afinação de cada uma das notas do piano sofre queda de afinação semelhante, o que faz com que afinação caia por igual, desta forma o intervalo entre cada nota continua o mesmo, fazendo com que as teclas estejam afinadas entre si,  porem desafinadas da afinação padrão com o Lá central em 440Hz.

Resumindo: O piano pode ser afinado abaixo ou acima da tonalidade padrão.


afinação de pianos

Afinação de Pianos Casa Levy

WhatsApp chat