Pianos Essenfelder
A origem da antiga marca Essenfelder não alude da instalação de uma indústria de pianos propriamente dita, e sim da construção de um modelo de piano vertical fabricado por Florian Essenfelder na cidade de Buenos Aires em 1890. A trajetória da indústria paranaense F. Essenfelder Ltda iniciou em 15 de março de 1920 com a formação da sociedade entre Bertholdo Hauer, Florian Essenfelder, Floriano Helmuth Essenfelder e Frederico Essenfelder.
Floriano Helmuth Essenfelder, filho de Florian Essenfelder, nascido em Berlin em 1886, casado com Alayde Traub e pai de Adolfo, Daisi, Nely e Guido, foi sócio e diretor da F. Essenfelder Ltda de 1920 até o seu falecimento, dentro das dependências da fábrica, em 1964. Destemido empreendedor e industrial, Floriano sempre trabalhou visando o crescimento de sua fábrica e a saúde de sua família. Herdou a paixão pela fabricação dos pianos Essenfelder de seu pai e foi o responsável por transmitir o conhecimento para as próximas gerações. A fabricação dos pianos nunca foi uma ciência exata, não estava escrita em livros ou manuais, estava na alma de toda uma família.
A nova fabrica de Pianos Essenfelder
O fechamento da fábrica de pianos F. Essenfelder Ltda, em 1997, deixou órfãos e muita nostalgia entre ex-funcionários, artistas, apreciadores, familiares e curitibanos. O cruzamento entre as ruas Mauá e Campos Sales, na cidade de Curitiba, nunca mais será o mesmo.
As lembranças desta história de amor pela arte e cultura não podem desaparecer, por isso, a A. Essenfelder Instrumentos Musicais Ltda nasceu. Ela se trata de uma homenagem à Floriano Helmuth Essenfelder, bisavô que sonhava com crescimento, tecnologia e fornecimento de outros instrumentos musicais acessíveis e de qualidade.
Floriano Helmuth Essenfelder acreditava que ninguém pode ser privado da arte e da cultura. Esta é a nossa missão daqui para frente