FAQ – Compra, Transporte e Reforma de Pianos

Perguntas frequentes e repostas sobre produtos e serviços oferecidos pela Casa Levy de Pianos.

Transporte de Pianos

Com quanto tempo de antecedência preciso agendar o serviço de transporte de piano?

Para transportes em São Paulo Capital e Região metropolitana o ideal é agendar com no mínimo 3 dias de antecedência.

É preciso vir ao local para fazer um orçamento?

Geralmente não, basta nos passar algumas informações básicas como a marca do piano e detalhes sobre o local de retirada e entrega que conseguimos prever eventuais dificuldades e custos.

Como saber se meu piano cabe no elevador?

Para saber se um piano cabe no elevador é preciso verificar se a lateral do piano cabe no chão do elevador, para tal precisamos que o cliente nos passe 3 medidas conforme segue:
1 – ALTURA do Piano (Medida do chão ao topo contando as rodinhas).
2 – LARGURA do elevador.
3 – Profundidade do elevador.

O piano desafina ao ser transportado?

Geralmente após ser transportado o piano acaba desafinando porem a causa da perda da afinação não é o transporte mas sim a mudança de condições climáticas entre o ambiente de saída e chegada do instrumento.
Pianos são feitos basicamente de aço e madeira, materiais que sofrem dilatação e retração por alteração de umidade e temperatura, desta forma, caso haja diferença de temperatura e umidade entre os ambientes de saída e chegada do piano, tanto o cavalete quanto a tabua harmônica e principalmente as cordas do piano acabam sofrendo alterações físicas que acabam desafinando o piano.

Posso contratar a afinação junto com o transporte do piano e Afinar no mesmo dia?

Sim e não. A afinação de pianos pode ser contratada junto com o transporte porem, exceto no caso de eventos em que o piano será usado imediatamente após a entrega, é preciso aguardar alguns dias para que piano possa se aclimatar as condições de temperatura e umidade do novo ambiente.

Restauração e Reforma de Pianos

O orçamento de reforma de piano precisa ser feito no local?

Geralmente não. Com raras exceções, devido a nossa ampla experiência em reforma e restauração da maioria das marcas de pianos encontradas no brasil, apenas com a marca do piano e um breve relato do estado de conservação já somos capazes de datar o instrumento, prever e identificar os defeitos esperados pela idade, uso e marca do instrumento.

Vale a pena reformar meu piano?

Depende. A viabilidade da reforma de um piano deve ser avaliada de 3 pontos de vista conforme segue:
1- Padronização estrutural e atualização técnica do instrumento.
Os padrões técnicos e estruturais do instrumento que hoje em dia conhecemos como piano é o resultado de uma evolução de mais de 300 anos que tiveram como resultado o piano moderno sendo que as ultimas alterações técnicas importantes foram incorporadas pelos grandes fabricantes principalmente nas décadas de 1880 e 1890, desta forma, pianos fabricados após 1890 são considerados como pianos modernos, antigos de idade porem estruturalmente e mecanicamente semelhantes aos pianos novos.
Resumidamente, pianos anteriores a 1880, por estar fora dos padrões estruturais e técnicos atuais, são considerados obsoletos e geralmente não se recomenda a reforma do piano.
2- Valor de mercado do piano.
Em termos comerciais é preciso avaliar qual a demanda e qualidade do instrumento, qual o valor do piano no estado em que se encontra e qual será o valor do mesmo após a reforma ou restauração.
Em certos casos a reforma do piano custa uma fração de seu valor de mercado enquanto em outros casos e reforma pode custar varias vezes o valor do instrumento mesmo depois de reformado.
Sendo assim, em termos financeiros é preciso precificar o piano antes e após a reforma para poder avaliar de forma correta a viabilidade comercial de uma eventual reforma.
3- Valor histórico ou sentimental.
Em caso de valor histórico ou sentimental os fatores técnicos e comerciais são relevantes porem não são de suma importância. Nestes casos nossos clientes são informados sobre a qualidade, valor e padronização do instrumento para que possam decidir de forma clara e transparente pela reforma do piano.

Compra de Pianos

A Casa Levy compra pianos usados?

Sim, compramos pianos usados de diversas marcas e modelos.

Como faço para vender um piano?

Favor entrar em contato por WhatsApp e nos passar a marca do piano, algumas fotos do instrumento e um breve relato do estado de conservação.

Afinação de Pianos

WhatsApp chat